Público: como a análise de dados auxilia na segmentação de públicos

Público: como a análise de dados auxilia na segmentação de públicos
A análise de dados é essencial na definição do seu público-alvo

Seja qual for o seu segmento, sendo você um autônomo ou até uma empresa internacional, uma das etapas mais importantes a ser seguida quando traçamos nossa jornada comercial é ter bem definido o seu público-alvo e saber como encontrá-lo. Sem esta definição, seus esforços e investimentos serão como um tiro no escuro, sem saber exatamente por onde começar nem por onde seguir. Por isso, hoje falaremos sobre Público: como a análise de dados auxilia na segmentação de públicos.

O que é público-alvo?

O público-alvo é definido por um grupo de consumidores reais que possuem características em comum, seguindo alguns dados específicos para conseguir identificar corretamente seu público.

Para definir este público, é recomendado fazer uma pesquisa logo no início da sua empresa, levantando informações sobre seu mercado, os problemas que sua solução resolve, entre outras. Caso você já esteja em operação, é possível identificar em sua base de clientes já existentes um perfil para a definição do seu público.

Assim você consegue ser mais assertivo e economizar esforços para conseguir segmentar seu público e definir seu cliente ideal!

Pesquisa de público: análise de dados como aliada

O primeiro passo para a definição de um público e para a construção de uma campanha de marketing é: muita pesquisa e análise. É altamente recomendado que você conheça exatamente quem precisa da sua solução e onde essas pessoas estão para suas prospecções e campanhas tenham sucesso.

Para ter uma pesquisa mais assertiva, uma boa plataforma de análise de dados é essencial. Mas entenda que a visualização e como esses dados são organizados e disponibilizados muda tudo. Por exemplo:

Um empresário acaba tendo uma ideia de negócio fantástica, conhece exatamente como funciona seu produto, investiu muito em uma sala comercial que estava num preço ótimo e já contratou empregados para construir seu time de vendas. O problema? Apesar serem ótimos profissionais e bem capacitados, com entendimento sobre o produto, não conhecem o público para quem se ele se destina. Embora o empresário possua um ótimo produto e funcionários muito bem capacitados, o local onde estão procurando potenciais clientes não estão dando muitos frutos.

Visto isto, o empresário decidiu buscar alguma forma de ter informações sobre consumidores que poderiam comprar sua solução, mas para encontrar esses dados, o empresário teve muito trabalho e ainda não conseguiu muitos insights, já que a forma que esses dados estavam organizados e disponibilizados não eram direcionados para seu negócio, além da visualização não ser nada intuitiva.

Resumindo, embora investir em um bom time de vendas e em análise de dados seja muito importante para seu negócio, é preciso se atentar a forma que em como os dados obtidos pela análise são gerados e se essas informações são relevantes para seu time de vendas realizarem prospecções efetivas.

Entendendo como e por que segmentar seu público

Segmentar seu público é extremamente importante para personalizar campanhas mais efetivas
Segmentar seu público é extremamente importante para personalizar campanhas mais efetivas

Depois de definir seu público-alvo, chegou a hora de segmentar! Segmentando seu público, é possível direcionar melhor suas campanhas de marketing e vendas, afim de ser mais assertivo na hora de investir.

Com esses dados, e tendo em vista seu cliente ideal, é possível se ter uma base bem completa de como seus consumidores funcionam, além de saber exatamente quem você quer atingir, direcionando suas ações diretamente para este público, tendo uma maior probabilidade de conversão!

É importante também se atentar em como sua segmentação é feita. Uma plataforma que tenha dados disponibilizados de forma intuitiva e visual é altamente recomendado para insights mais precisos. Por exemplo:

Separamos 3 setores de uma mesma cidade em um subcentro que são bem parecidas e uma do lado da outra.

Tela de trabalho da plataforma Datlo
Tela de trabalho da plataforma Datlo

O primeiro setor possui uma renda média relativamente baixa em comparação as outras áreas analisadas, mas a população residente é bem baixa, embora o setor seja de um tamanho consideravelmente grande em relação aos setores comparados.

unknown 1 – Datlo Blog
Tela de trabalho da plataforma Datlo


No segundo setor, temos uma renda um pouco mais alta em relação ao primeiro setor, mas relativamente baixa se comparada com o próximo setor. A população também é bem maior e a área do setor é bem menor quando comparada com o primeiro setor.

image – Datlo Blog
Tela de trabalho da plataforma Datlo

Já no terceiro setor, temos um aumento drástico na renda média se comparada com o primeiro e o segundo setor, embora a área deste setor seja relativamente parecida com a do primeiro setor, este possui mais pessoas em relação ao primeiro e menos em relação ao segundo setor.

Contextualizando, em uma área pequena, temos diferentes tipos de consumidores, que possuem diferentes hábitos e interesses. Quando se tem uma plataforma que disponibiliza todos os dados necessários em uma interface ágil e intuitiva para uma boa análise, é possível obter insights mais assertivos para entender do que sua empresa precisa.

Escolhendo a ferramenta certa para ajudar a definir seu público-alvo e ter ainda mais potenciais clientes

plataforma – Datlo Blog
A ferramenta certa auxilia sua empresa a obter insights mais efetivos

Hoje em dia é possível encontrar diversas ferramentas online para auxiliar na definição do seu público, como, por exemplo o Google Analytics, uma ferramenta gratuita para rastrear diversos dados das pessoas que acessam sua página e que tomam alguma determinada ação.

Além dessas ferramentas, é recomendado ter uma estratégia de pesquisa de mercado para conseguir diferenciar um potencial cliente de um visitante, descobrindo onde estão estes potenciais clientes para criar uma estratégia de marketing mais eficiente e assertiva.

Com uma plataforma de Inteligência Geográfica e Análise de Dados, é possível ter insights muito mais valiosos, além de uma visualização mais completa e que te mostra exatamente onde estão seus clientes e como aborda-los.

E você tá esperando o que? Aqui na Datlo desenvolvemos uma plataforma de Inteligência Geográfica que contém dados de todo o Brasil, além de possuir uma interface ágil e intuitiva para você ser mais assertivo na hora de encontrar seus clientes! Solicite uma demonstração e descubra o onde com a gente!

Deixar uma resposta