[Webinar] Análise de dados para expansão EaD

Webinar realizado no dia 25/08 com o Gerente de Operações de Expansão da UniFCV, Luiz Scuissiato 
Webinar realizado no dia 25/08 com o Gerente de Operações de Expansão da UniFCV, Luiz Scuissiato 

“A ausência dos dados leva a gente para um escuro, então a gente entra no 50/50 – 50% de dar certo e 50% de dar errado. Quando temos uma análise de dados, a gente minimiza isso. Às vezes a parceria não deu certo por conta do parceiro que encontramos e não por que a localização é ruim, e às vezes não deu certo porque encontramos o parceiro certo no lugar errado. A análise de dados vem para contribuir exatamente para isso.”

Luiz Scuissiato, Gerente de Operações de Expansão da UniFCV

A Datlo convidou o Gerente de Operações de Expansão do Centro Universitário Cidade Verde, Luiz Scuissiato, para discutir sobre como a análise de dados favorece o setor de expansão das universidades EaD. A conversa gerou vários insights bacanas e, neste post, iremos contextualizar para você os tópicos mais importantes do webinar Análise de dados para expansão EaD!

A importância da análise de dados para a expansão

Não existe um perfil ideal de empresa para realizar a análise de dados, se fazendo extremamente importante para realizar processos de expansão
Não existe um perfil ideal de empresa para realizar a análise de dados, se fazendo extremamente importante para realizar processos de expansão

De acordo com Luiz, a análise de dados é extremamente importante para tomada de decisões e acompanhamento, possibilitando, além da abertura e fechamento de polos, uma visão melhor das oportunidades disponíveis em cada local, e se essas oportunidades fazem ou não sentido investir.

O gerente ainda afirma que não há um perfil ideal de empresa para realizar análise de dados, sendo fundamental para qualquer processo de expansão, seja qual for seu segmento. A ausência dessa análise não nos dá uma base confiável se uma decisão dará certo ou não. Quando é feita a análise dos dados de forma correta, é possível descobrir, além do sucesso das decisões, o cenário de cada situação, visualizando até o motivo de alguma decisão não ter dado certo, para gerar abordagens diferentes pelo time de expansão.

Já quando falamos sobre a forma de visualização desses dados, Scuissiato diz que “a forma de visualizar influencia nos insights que consigo gerar dos dados” . Quando a informação vem de forma solta e fria, a interpretação pode não ser feita da melhor maneira, então se faz necessária a visualização clara e objetiva para os insights aparecerem com mais facilidade e de forma assertiva.

Processo de expansão no EaD

A análise de dados se faz necessária para entender o cenário e confeccionar campanhas direcionadas
A análise de dados se faz necessária para entender o cenário e confeccionar campanhas direcionadas

Sobre o processo de expansão em instituições de ensino à distância, Luiz afirma que o sistema de ensino é regulamentado pelo ministério da educação e cultura, e, de acordo com os parâmetros desse ministério, cada instituição possui um número específico de unidades que pode ampliar por ano. No caso da UniFCV, o processo de expansão pauta em torno dessa métrica de unidades e pela substituição de unidades que não deram certo.

Para a UniFCV, o papel da análise é a viabilidade de negócio, fazendo com que o time de expansão tenha uma visão mais assertiva quando for procurar um novo parceiro, identificando antes a cidade ideal para realizar o processo de expansão. Através desse processo de análise, é possível identificar se a instituição não está no local por não ter alunos ou se a instituição não possui alunos por não estar no local analisado. Com isso, a instituição consegue entender o cenário e confeccionar campanhas personalizadas e direcionadas para cada local.

Equipe e gerenciamento de expansão

É extremamente importante ter uma equipe para expansão e gestão de negócios em uma empresa, seja ela instituição de ensino ou não. Na UniFCV, Luiz diz que, para manter a saúde e qualidade da parceria de forma jurídica e contábil, a instituição possui time de call center, para prospecção de parceiros; time de expansão, para trabalhar na gestão contratual e a operação comercial e capacitação dos parceiros, garantindo sempre que a análise dos dados esteja sempre em todos os setores, para garantir uma assertividade maior.

Scuissiato ainda afirma que a operação é mais importante que a habilidade no processo de análise e expansão, dando sempre atenção, além dos dados e fatos, para a realidade atual de cada local, tendo sempre um cruzamento do time de ponta com a análise dos dados. A operação é realizada tanto pelas ferramentas de análise, quanto com as informações do dia-a-dia das pessoas inseridas naquele contexto.

Luiz conclui com uma dica para processos de expansão: “assegurar que os dados estejam em todos os envolvidos no processo”.

Pandemia e expectativa pós-pandemia

Pandemia causada pelo Covid-19 afetou todo o mundo
Pandemia causada pelo Covid-19 afetou todo o mundo

É fato que a pandemia causada pelo Covid-19 causou mudanças em todos os sentidos, seja em educação, arte, transporte, indústria, saúde e outros. Para Luiz Scuissiato, a pandemia consolidou o ensino à distância. Apesar da modalidade à distância já ter apresentado um crescimento antes da pandemia, a consolidação veio com ela.

Luiz afirma que “fomos tanto pro virtual, que o presencial se faz necessário”. Ele acredita que as relações pessoais estão mudando e o aspecto tecnológico fez e fará surgir novas ferramentas para contribuir com a modalidade à distância.

Está procurando por uma ferramenta que te ajuda a ter uma visão clara e objetiva da análise de dados? Solicite uma demonstração com a gente e expanda sua marca!

Avalie este post
Datlo

Autor: Datlo

Deixe um comentário