A grande expansão das cooperativas de crédito no Brasil

Cooperativismo de crédito expandem enquanto bancos comerciais fecham suas agências
Cooperativas de crédito expandem enquanto bancos comerciais fecham suas agências

Enquanto grandes bancos fecharam mais de mil agências durante o último ano, as cooperativas de crédito só crescem, tanto no número de unidades quanto de cooperados. Visto isso, reunimos neste post dados do Banco Central do Brasil divulgados até maio deste ano sobre o crescimento das cooperativas de crédito no Brasil.

Cooperativas de crédito vs Bancos comerciais

Cooperativas e bancos se diferem principalmente pelo tipo de sociedade
Cooperativas e bancos se diferem principalmente pelo tipo de sociedade

Muitas pessoas não sabem a diferença entre cooperativas de crédito e bancos comerciais. Enquanto bancos são sociedades anônimas onde os lucros obtidos pela agência são destinados a banqueiros e acionistas, cooperativas de crédito é uma sociedade de pessoas regidas especificamente pela Lei Complementar 130 de 17 de abril de 2009 e subsidiariamente pela Lei 5.764 de 16 de dezembro de 1971, que oferecem aos seus associados produtos e serviços financeiros, de forma análoga a um banco comercial, mas de natureza societária distinta. 

Os principais motivos da preferência por uma cooperativa de crédito em vez de um banco comercial são: 

  • Atendimento ao cliente: principal diferencial, o relacionamento com o cliente nas cooperativas de crédito são mais pessoais e utilizando mais o valor emocional (Vilanova, 2020)
  • Juros e taxas mais competitivas: por ser uma associação de pessoas sem fins lucrativos, com sua economia feita de forma democrática e organizada, os juros e taxas de operações concedidas por essas instituições são bastante competitivas, se comparadas às de bancos comerciais

Além disso, transações com papel moeda e cheques ainda são bastante significativas, o que também justifica o aumento nas aberturas de agências, já que, mesmo que essas transações tenham baixo retorno às instituições financeiras, as cooperativas de crédito conseguem prestar serviços aos cooperados por não terem fins lucrativos.

Crescimento das cooperativas

Tanto unidades quanto cooperados apresentaram aumento significativo em relação a 2019
Tanto unidades quanto cooperados apresentaram aumento significativo em relação a 2019

De acordo com os dados publicados pelo BCB, a quantidade de unidades cooperativas cresceu 5,7% e a base de cooperados aumentou 9,4% em relação ao ano anterior, alcançando 11,9 milhões de cooperados, sendo 10,2 milhões pessoas físicas.

Carteira de crédito aumenta e crédito rural é a modalidade com mais concessões de crédito
Carteira de crédito aumenta e crédito rural é a modalidade com mais concessões de crédito

Com relação a carteira de crédito, também houve um aumento significativo em relação ao ano de 2019: de 2,74% foi para 5,1%, ou seja, de R$ 95 bilhões foi para R$ 228,7 bilhões.

A modalidade que é mais procurada é o crédito rural, contando com 36,9% das concessões de crédito de 2020.

Mesmo com a pandemia, as cooperativas não param de expandir, mas de acordo com a análise feita pelo BCB, a expansão do cooperativismo de crédito não decorreu apenas pela crise de 2020 ou pela inserção digital recente, mas sim foi uma tendência alcançada à longo prazo, já que dados mostram que o cooperativismo vêm crescendo, não apenas na carteira de crédito, mas também em outros serviços ofertados aos associados, desde 2011.

Ainda de acordo com a pesquisa realizada pelo BCB, embora o cooperativismo ainda seja uma parcela relativamente pequena ao SFN (Sistema Financeiro Nacional), o contínuo crescimento do SNCC (Sistema Nacional de Crédito Cooperativo) sugere um futuro onde as cooperativas poderão conquistar um lugar de destaque, como na França, Canadá e Portugal.

Pesquisa

Para a realização deste post foi consultado o Panorama SNCC de 2020, Quantitativo de Cooperativas de Crédito por Tipo e Categoria e o boxe Crescimento das Cooperativas de Crédito, todos divulgados pelo Banco Central do Brasil.
Está buscando expandir sua cooperativa e saber exatamente onde posicionar uma nova agência? Solicite uma demonstração com a gente!

Avalie este post
Datlo

Autor: Datlo

Deixe um comentário